Bem vindo a G7 Seven

Dólar Comercial x Turismo

Não há nenhuma dúvida de que que o dólar é o principal parâmetro nas transações internacionais e até em nosso dia-a-dia no Brasil.

A partir do acordo de Breton Woods* o dólar tornou-se a moeda referência fiduciária nas transações comerciais entre as nações e assim vem sendo utilizado como paramento internacional.

 Abordando um pouco no mercado doméstico, observamos duas conceituações para o dólar:

DOLAR COMERCIAL  –  cotação do dólar habitualmente utilizada por Empresas importadoras e exportadoras e também pelas Instituições Financeiras.

Nesta cotação (comercial) observamos valores “diferenciados” frente às demais cotações pois a liquidação destas transações obedecem maiores valores e o seu processamento ocorre de forma eletrônica.

Considerando a oscilação do dólar comercial durante o expediente do mercado, o Banco Central do Brasil divulga diariamente uma cotação média que tenta espelhar a cotação média do dólar comercial em determinada data.

Esta cotação é conhecida como DOLAR PTAX e é utilizada principalmente para balizar os contratos financeiros como indexador oficial.

DOLAR TURISMO –  cotação do dólar habitualmente utilizada no turismo internacional e/ou em algumas transações financeiras.

Sua operacionalização requer maiores interações manuais/administrativas/tributárias/etc. Por estas transações serem realizadas em menores montantes e em linha com as observações anteriores o dólar turismo assume cotações “diferenciadas” frente o dólar comercial.  

Podemos exemplificar que o dólar turismo compreende a aquisição de papel moeda, credito em cartões pré-pagos, valor base na fatura de cartões de credito, pagamentos/recebimento de alguns serviços financeiros-outros.  

*O Acordo de Bretton Woods foi assinado em 1944, na cidade homônima nos Estados Unidos (que deu origem ao nome do acordo) por 45 nações aliadas, onde foram acertadas as bases que regeriam a política econômica global após a Segunda Guerra Mundial.

#dolar #dolarcomercial #dolarturismo #cambio #comercioexterior

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Olá, tudo bem! Você prefere conversar por onde?