Política Monetária para conter a inflação:
21/07: BCE (Europa) deve elevar os juros em 0,25% depois de um jejum de mais de 10 anos;
27/07: FED (EUA) poderá elevar os juros em 0,75% ou até em 1,00%;
03/08: O COPOM (Banco Central do Brasil) poderá ajustar a Selic em 0,50%, para 13,75% e anunciar que irá parar com os ajustes neste ano;
BRASIL: Riscos Fiscais podem acelerar a inflação, mesmo com a desaceleração do IPCA por conta da desoneração tributária dos preços dos combustíveis. A PEC de benefícios com R$ 41,2 bilhões de despesas fora do orçamento vai impor cautela redobrada ao BC pois poderá haver aumento de demanda que a alta da Selic tenta coibir.
EUROPA: Ainda no dia 21/07 a Rússia decidirá se reabre ou não um gasoduto que transporta gás natural para a Europa via Alemanha que estava em manutenção há mais de 10 dias. Se a Rússia não reabrir esse gasoduto, o preço da energia deve disparar e agravar ainda mais o quadro de inflação acelerando o processo recessivo (inflação pode até cair, mas a atividade vai retrair também). O BCE pode anunciar também a recompra de títulos de países como Portugal, Espanha, Itália e Grécia como uma espécie de ajuda neste momento de aperto monetário.
EUA: A inflação ao consumidor divulgada recentemente e os sinais de recessão reportados no Livro Bege fazem com que o mercado já especule um aumento de juros de até 1,00% na reunião do dia 27/07.
Por estes motivos, as 3 próximas semanas serão intensas e com muita volatilidade no câmbio. Bons negócios!!
Fale diretamente com um especialista
Disclaimer
Todos os dados ou as opiniões dos nossos informativos de mercado refletem apenas a nossa opinião no momento da publicação desse relatório. O objetivo dos relatórios não é atender a nenhum cliente específico, seja pessoa física ou jurídica. A G7Seven não se responsabiliza por quaisquer atos ou decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas nestas publicações e projeções. Desse modo, ressaltamos que todas as consequências ou responsabilidades pelo uso de quaisquer dados ou análises dessa publicação são assumidas exclusivamente pelo usuário, eximindo a G7Seven de todas as ações decorrentes do uso desse material. A reprodução total ou parcial dessa publicação é expressamente proibida, exceto com a autorização da G7Seven.